Categorias

25 Petabytes de dados podem ser apagados

Quem vai pagar a conta?
A Carpathia Hosting, responsável pelo armazenamento de mais de 25 petabytes de dados do serviço Megaupload, está querendo saber quem vai pagar pela hospedagem agora. Desde que o FBI fechou o site em Janeiro, a Carpathia já acumula meio milhão de dólares de gastos com os arquivos.

Atualmente, cerca de 1100 máquinas da Carpathia estão sendo utilizadas para guardar material de 66 milhões de usuários do Megaupload. O custo de manutenção da infraestrutura é de 9 mil dólares por dia e não tem quem pague. Com a prisão dos donos do Megaupload, o destino destes arquivos e da fatura é incerto.

A Carpathia entrou com um pedido junto ao tribunal federal de Virgínia, nos Estados Unidos, para poder apagar todos os dados. Mas a proposta enfrenta oposição dos dois lados da moeda. A ONG Electronic Frontier Foundation (EFF), que luta pelos direitos da liberdade de informação, declara que entre os arquivos do Megaupload pode existir material lícito e importante que deve ser preservado. Já a Motion Picture Association of America (MPAA), principal interessada no fim da pirataria, quer preservar todas as informações como prova para futuros processos.

Uma das alternativas seria a Carpathia receber uma garantia legal de que seus custos sejam ressarcidos. Mas não foi descartada a hipótese de passar os 25 petabytes para outra empresa, que ficaria encarregada de sua guarda. Falta descobrir quem iria aceitar esta batata quente…

.