Categorias

88% do faturamento da Mozilla em 2007 veio do Google

Mozzila faturou 75,1 milhões de dólares em 2007
O faturamento da fundação Mozilla subiu 13% em 2007 em comparação com o ano anterior. A receita da empresa foi de 75,1 milhões de dólares no ano passado, com a maior parte (88%) oriunda da parceria com o Google.

“Nosso faturamento segue forte e nossas despesas focadas,” disse Mitchell Baker, chairman da fundação Mozilla e antiga CEO em post em seu blog.

Cerca de 60 milhões de dólares, ou 88% dos direitos autorais em buscas, vieram do Google, lembrando que a Mozilla também tem acordos com Yahoo e Amazon. Embora a receita gerada com buscas pela Mozilla tenha caído em 2007, na comparação com 2006, a parte atribuída ao Google aumentou em relação aos 52,3 milhões de dólares gerados no ano passado (85% da receita com alianças em buscas).

Com a parceria, a Mozilla torna o Google o buscador padrão no Firefox. A Google paga também por click-throughs em anúncios na página dos resultados de pesquisa.

A Mozilla renovou o acordo com o Google em agosto. A extensão tem duração de três anos, com conclusão prevista para novembro de 2011.

Baker ressaltou, contudo, que o aumento dos ganhos com o acordo foi menor do que o crescimento da base de usuários de Firefox. “O faturamento de buscas cresceu em um ritmo menor do que o uso de Firefox,” disse Baker. A estimativa é que os usuários de Firefox saltaram de 27,9 milhões em 2006 para 48,9 milhões em 2007.

Os resultados apontam, também, que as despesas da fundação aumentaram consideravelmente em 2007, com alta de 68% para 33,3 milhões de dólares, ante os 19,8 milhões de dólares em 2006.

“Os gastos cresceram focados em duas áreas chave: pessoas e infra-estrutura. O final de 2007, a Mozilla estava pagando cerca de 150 pessoas trabalhando em tempo integral ou parcialmente com a Mozilla,” escreveu Baker. Segundo ele, a maior concentração de funcionários está nos EUA, Canadá e Europa, ainda que existam menores grupos na China, Japão, Nova Zelândia e America do Sul.

Com informações de IDG Now!.