0 Compartilhamentos 430 Views

93,7% das denúncias de crimes online são do Orkut

26 de agosto de 2007

Levantamento feito pelo Ministério Público Federal e a ONG Safernet revela que a empresa Google Brasil, representante do Orkut no País, é responsável por 93,7% das denúncias de crimes eletrônicos registradas nos últimos 18 meses. As acusações envolvem 45.941 páginas, das quais 39,82% contêm sinais de pedofilia.

Apesar de os fatos comprovarem a necessidade de intervenção, a Procuradoria da República afirma que a empresa se nega a colaborar. “A Google Brasil está orientada apenas pela lógica do lucro. Ignora ou faz pouco caso das páginas criminosas. Não cria sequer um canal de diálogo conosco”, diz o procurador Sergio Suiama.

A maior reclamação da Justiça brasileira está relacionada à demora da Google em tirar páginas suspeitas do ar, assim como o fornecimento incompleto de dados e a pouca disposição em preservar provas dos perfis e usuários.

“No período estudado, o tempo médio das páginas denunciadas no ar foi de 8,3 dias. Esse número deve baixar. São cerca de 40 milhões de acessos diários a conteúdos ilegais no site ”, diz o presidente da Safernet, Thiago Tavares.

Para a procuradora Thaméa Valiengo, os provedores devem ser responsabilizados criminalmente pelo conteúdo que armazenam. “O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) prevê isso, desde que as empresas sejam notificadas anteriormente e, mesmo assim, não tomem providências.”

Pesquisa do Ibope/NetRatings mostra que há no Brasil 1,35 milhão de crianças, com idade entre 6 e 11 anos, que acessam freqüentemente a internet. “Dessas, 53% usam o Orkut, criado para maiores de 18 anos”, comenta Tavares.
A falta de cooperação atinge também anunciantes. “Fizemos uma representação ao Conar (Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária) denunciando o aparecimento de anúncios idôneos em páginas criminosas”, completa a procuradora Adriana. Desde janeiro do ano passado, a Justiça recebeu 158 pedidos de quebra de sigilo por sites de pedofilia e 75 por racismo.

Com informações de Diário do Grande ABC.

Carregando...

Você pode se interessar

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
112 visualizações
Artigos
112 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021

O inglês Clive Marles Sinclair nasceu de uma família de engenheiros. Seu avô foi engenheiro, assim como o seu pai. Com um talento natural pela Matemática e um forte interesse em eletrônica, ele se tornaria uma página importante da popularização da computação em diversas partes do mundo, construindo um legado que se perpetuará por anos […]

A cibersegurança por trás das vacinas
Artigos
217 visualizações
Artigos
217 visualizações

A cibersegurança por trás das vacinas

Carlos L. A. da Silva - 7 de setembro de 2021

Vacinas contra o coronavírus contam com aparato sofisticado de cibersegurança que bateu de frente com tentativa de ação de hackers.

Top 25 comandos do Git
Artigos
359 visualizações
Artigos
359 visualizações

Top 25 comandos do Git

Carlos L. A. da Silva - 28 de agosto de 2021

Git é uma mão na roda para source control, mas pode ficar melhor ainda conhecendo os comandos certos.

Mais publicações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro
Artigos
414 visualizações
414 visualizações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro

Carlos L. A. da Silva - 20 de agosto de 2021
10 jogos que todo programador deveria conhecer
Artigos
732 visualizações
732 visualizações

10 jogos que todo programador deveria conhecer

Carlos L. A. da Silva - 1 de agosto de 2021