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A Google está fazendo 10 anos. O que esperar dos próximos 10

Para muita gente Google é sinonimo de Internet
Parabéns, Google!

Neste período, ela se tornou a grande fornecedora de serviços de Internet, que conhecemos. Fica-nos, entretanto, a pergunta: como estará a Google em 07/09/2018?

Tentaremos responder a esta pergunta, com um exercício de futurologia, baseado nas estratégias da empresa, que conseguimos vislumbrar hoje. Não sei qual será o nosso grau de acerto, até porque o horizonte é de 10 anos. No entanto, estamos certos de que tudas as previsões possuem fundamento lógico.

Então, o que esperamos ver na Google daqui a 10 anos?

  • buscas em todos os idiomas e para todos os países do mundo
  • traduções de todos os idiomas para todos os idiomas do mundo
  • buscas universais e mais profundas
  • buscas semânticas
  • buscas no interior de vídeos, podcasts e músicas
  • buscas no interior de fotos, vídeos, animações, podcasts e mapas com reconhecimento automático de cores, faces, objetos, marcas comerciais e da voz corrente
  • reconhecimento da voz corrente e transformação desta em texto em todos os idiomas mais conhecidos da Terra
  • reconhecimento da voz corrente e sua tradução simultânea de todos para todos os idiomas da Terra
  • reconhecimento da voz corrente e sua tradução simultânea via IP para aparelhos celulares (este GPhone não sai da minha cabeça!)
  • reconhecimento da voz corrente e sua transformação em texto, como forma de mudança de interface, tanto no Google Docs, quanto no uso dos próprios aparelhos eletrônicos de acesso à Internet, via navegadores
  • fotografias de satélites com resolução ao nível do chão da maioria da cidades do mundo
  • Google Street View presente na maioria das cidades do mundo
  • Google Street View poderá ser estendido também a prédios públicos (ex: um estádio de futebol) ou a casas comerciais e explorará publicidade
  • o Google Maps poderá ter serviço gratuito de GPS, que indique em comunicação audível o caminho a seguir, em uma cidade ou estrada
  • o Google Maps deverá ter serviço de indicação de linhas de metrô, semelhante ao da Yandex
  • também deverá ter previsão do tempo
  • a Google deverá conseguir uma fórmula para disponibilizar uma camada de construções 3D do Google Earth no Google Maps
  • o GMail terá, cada vez mais, recursos de relacionamento social
  • a Google tentará crescer no setor de comércio eletrônico, talvez com a compra da Amazon.com, ou da Alibaba. No Brasil, poderá comprar a B2W
  • se o Google Chrome se transformar no sucesso, que a Google deseja, a competição com a Microsoft ficará muito maior, levando a uma redução da importância de mercado dos sistemas operacionais e aplicativos de produtividade no formato tradicional (Windows e Office de caixinha instalados nos computadores) e ao crescimento da importância das plataformas de produtividade via Internet (Google Docs, Microsoft Office Live, Zoho etc)
  • o GMail, o editor de textos, a planilha, o editor de apresentações e a agenda da Google certamente ganharão muito mais funcionalidades, tanto tradicionais, que os assemelhem ao Office, quanto novidades, que os aproximem da Internet e das plataformas wiki e provavelmente ganharão também a companhia de outros produtos, que levarão à construção do conjunto, que sejá conhecido informalmente pelos usuários como “GDrive”. Ah! Ganharão também armazenamento muito grande
  • o Google Video e o YouTube poderão ganhar programação de TVIP semelhante ao Joost e Hulu
  • o YouTube poderá se transformar na nova videoteca do mundo, semelhante ao Google Books, partindo para um projeto de digitalizar os filmes, documentários e noticiários de toda a história do vídeo e do cinema do mundo
  • o Google Finance deverá apresentar em tempo real todas as cotações de todas as bolsas de valores e de mercadorias do mundo
  • o Google Checkout acompanhará o crescimento do Google Shopping
  • o Orkut será mais aberto com o Open Social, mas enfrentará uma concorrência extremamente forte, principalmente do Facebook. Talvez a Google venha a ser obrigada a comprar outras redes sociais
  • o crescimento da base de telefones do iPhone, a chegada dos telefones com Android (GPhones) e, quem sabe, mais futuramente, uma nova plataforma Linux para celulares, que está sendo feita pela Nokia, deverão aumentar drasticamente o número de pessoas, que pesquisam na Internet, com grande vantagem competitiva em nível global para a Google, que está mais preparada para isto
  • a influência dos smartphones no mercado de buscas será maior em países, onde há pouca ou nenhuma base de computadores intalada, como países da África, China, Rússia, Índia, Vietnam, Indonésia, Camboja e outros países asiáticos
  • a competição deverá se acirrar nos mercados, onde a Google não consegue ainda possuir a maior parte da fatia do mercado de buscas e tem grande importância econômica, como o Japão, a Coréia do Sul, a China e a Rússia. Dentre estes, ela poderá até, nos próximos 10 anos, adquirir alguma empresa no Japão ou na Coréia do Sul. Na China, certamente isto acontecerá e não deverá ser apenas uma empresa
  • o Google Earth deverá ganhar muito mais acuidade das imagens de satélite e já se espera para os próximos dois ou três anos o lançamento da versão do Earth, que mostrará o fundo dos oceanos do mundo
  • o Google Earth, o SketchUp e o Picasa ganharão versões totalmente Web
  • o Picasa se aproximará, cada vez mais do Flickr e do PicNic, apresentando funcionalidades muito mais sociais e possibilidade de edições de fotos on-line
  • o Picasa terá também algumas funcionalidades hoje somente existentes no Photoshop
  • o YouTube poderá permitir edições de vídeo on-line
  • a Google poderá lançar um sistema 3D, que reproduza o corpo humano
  • a Google deverá lançar jogos on-line, que poderão ser acessados por computadores ou por celulares
  • tem-se como certo de que a Google entrará nos mercados de CRM, ERP e ECM/GED. Para tanto, provavelmente adquirirá empresas de porte. A candidata mais provável é a Salesforce, mas a aquisição de outras e até a construção de plataformas próprias são possibilidades não descartáveis
  • a Google continuará sendo a lider mundial em publicidade na Internet
  • por final, será que a Google e a Apple irão se fundir para aumentarem a competição com a Microsoft? Isto é muito difícil, mas não é de todo impossível. Se você me perguntar se eu apostaria minhas fichas nisso, eu diria que sou um jogador conservador e não gosto de apostas arriscadas demais.

Muitas são as possibilidades. Daqui a 10, poderemos conferir, para ver o que acertamos.

Com informações de Google Discovery.