Categorias

A Lexus inventou um skate voador?

No meio da semana a fabricante de automóveis Lexus anunciou que construiu um skate voador. Inicialmente duvidamos, mas parece que o objeto pode ser real.

Se motos voadoras são reais e o próprio Tony Hawk já testou um outro skate voador, porque o da Lexus não seria? A empresa divulgou o vídeo abaixo em que em menos de um minuto mostra o que pode ser o impossível:

https://youtu.be/7zTCgMPZRuo

No site oficial, a Lexus afirma que o dispositivo, batizado de Slide, “usa levitação magnética para atingir um movimento impressionante sem fricção. Nitrogênio líquido refrigera supercondutores e magnetos permanentes que combinados permitem que a Lexus crie o impossível”.

Mas o que o vídeo e o site não mostram é o usuário realmente apoiando seu peso no Slide. O projeto também faz parte de um coletivo de ideias de vanguarda da Lexus que não correspondem necessariamente a tecnologias aplicáveis.

Segundo a opinião de especialistas, o Slide não seria viável sem uma pista equivalente capaz de interagir com seus sistemas de flutuação. É assim que funciona o Hendo Hoverboard testado por Tony Hawk no ano passado: sem uma pista inteira feita de metal, ele cai. E essa pista especial, o curto vídeo da Lexus também não mostra.

O jornal espanhol El Patín descobriu, porém, que a pista mostrada no comercial do Slide é real. Ela está em construção em Cubelles, uma vila fora de Barcelona, e é vigiada 24 horas por seguranças privados. A obra já vem durado um ano e é possível ver metal aparecendo por baixo da superfície de concreto.

pista-de-skate

A superfície metálica debaixo de uma fina camada de concreto poderia servir como trilha magnética para que o Slide funcione. Enquanto a Lexus não se manifestar oficialmente e revelar mais detalhes do seu dispositivo, a dúvida irá permanecer.