Categorias

Adeus, Xbox 360!

A Microsoft anunciou hoje que está suspendendo a produção de novas unidades do Xbox 360, o antecessor do atual Xbox One.

O console lançado em 2005 completou dez anos em Novembro passado e Phil Spencer, chefe da divisão de consoles da Microsoft, agradeceu por essa década de atividade em uma postagem emocionada no blog oficial.

“O Xbox 360 ajudou a redefinir uma geração inteira de jogos na Microsoft. Eu estou incrivelmente orgulhoso de todo o trabalho e dedicação que fez parte do desenvolvimento do hardware, dos serviços e do portfólio de jogos do Xbox 360 na última década. E eu sou grato aos fãs por sua continuada paixão e apoio”, escreveu o executivo.

De acordo com as estatísticas apuradas pela Microsoft, o console alcançou a marca de 78 bilhões de horas de jogatina, 27 bilhões de Achievements e mais de 25 bilhões de horas utilizadas com aplicativos durante todos esses anos.

Mas Spencer também esclareceu os motivos que levaram a empresa a finalmente encerrar o ciclo de produção do console: “o Xbox 360 significa muito para todos na Microsoft. E embora nós tenhamos tido uma jornada incrível, as realidades de fabricar um produto com mais de uma década de idade estão começando a nos assustar. E é por isso que nós tomamos a decisão de parar a fabricação de novos consoles Xbox 360”.

A Microsoft pretende continuar vendendo o console enquanto durarem os estoques, que devem variar de acordo com cada mercado e região. Para quem já possui um Xbox 360, nada irá mudar. Os usuários continuarão com suporte aos recursos da Xbox Live, os servidores para jogos online permanecerão ativos, títulos continuarão disponíveis para compra e o console e seus periféricos seguirão cobertos pelo suporte técnico da empresa.