Categorias

Administrador redirecionou site da empresa para endereço pornô

Um administrador de sistemas nos Estados Unidos foi condenado pela Justiça após ter redirecionado o site da empresa em que trabalhou para um endereço pornográfico.

Travis Tso sequestrou o registro do domínio e pediu U$10,000 dos antigos patrões, além de ter bloqueado o acesso a emails dos funcionários, mas acabou sendo capturado pelo FBI e agora recebeu uma sentença de 4 anos de custódia por extorsão e fraude eletrônica.

O caso aconteceu no estado norte-americano do Arizona e o nome da empresa foi mantido em sigilo de Justiça. Tso prestava serviços para a empresa desde 2011 e teria sido o responsável pela renovação do domínio em 2011 junto ao GoDaddy. Em 2015, data da segunda renovação, o administrador de sistemas teria se aproveitado da confiança e de seus privilégios de acesso para alterar os dados de contato no provedor de registro e assumir o controle total do domínio.

Em seguida, Travis Tso teria começado a chantagear a empresa, inicialmente bloqueando o serviço de email e deixando a página principal do site em branco. Quando não teve suas exigências atendidas, o criminoso passou a redirecionar todos os visitantes do domínio para um site de conteúdo erótico gay. O redirecionamento permaneceu no ar por vários dias, até Tso ser localizado e detido pelas autoridades.

Apesar dos crimes cometidos, o promotor de Justiça responsável pelo caso não buscou uma pena de prisão para Travis Tso, argumentando que o incidente decorreu de um “lapso de julgamento”. O ex-administrador de sistemas de 39 anos permanecerá sob observação do Estado por 4 anos e foi obrigado a pagar uma indenização no valor de US$9.145 para a empresa prejudicada.