Categorias

Adobe lança aplicativo gratuito para escanear documentos a partir do seu celular

Scanners estão ficando cada vez mais raros e ciente dessa realidade a Adobe lançou hoje um aplicativo gratuito para escanear documentos a partir de qualquer dispositivo móvel.

O Adobe Scan já está disponível para Android e iOS e transforma fotografias em PDFs com reconhecimento de caracteres, quando possível.

Soluções similares já existem no mercado de longa data, mas essa aqui traz a grife da Adobe, criadora do formato PDF e principal interessada em manter a hegemonia do formato como opção para armazenamento de documentos digitais. O aplicativo também serve para reforçar o serviço de nuvem da empresa, uma vez que se integra com a Adobe Document Cloud. A partir dessa integração, brota seu grande diferencial um sistema de reconhecimento de caracteres, que utiliza algoritmos de aprendizado de máquina para oferecer uma fidelidade sem igual em relação aos concorrentes.

De acordo com Akhil Chugh, gerente de produto senior da Adobe Document Cloud, “nosso objetivo era criar um documento digital que fosse tão bom quanto aquele que você conseguiria de um scanner de mesa ou tão bom quanto o documento real”. Todo o processamento roda na nuvem e a plataforma aprende como um todo, se aperfeiçoando com o uso e oferecendo a mesma qualidade para todos os usuários.

A Adobe está desenvolvendo um trabalho pioneiro em aprendizado de máquina na questão de reconhecimento de imagens e de texto e uma das metas para o futuro da tecnologia é a capacidade de reconhecer inclusive texto escrito à mão. Seu framework Sensei é um dos mais poderosos do mercado e sua potência deve fazer com que o Adobe Scan se destaque entre outros aplicativos aparentemente similares.