Pular para o conteúdo
Categorias

Adobe lança Flash Player 24 para Linux

No apagar das luzes, quando muita gente acredita que já passou da hora da Adobe aposentar o Flash, a empresa finalmente lança o Flash Player 24 para Linux.

Há quatro anos que o sistema operacional não recebia uma nova versão do plugin e, a partir de agora ele está “emparelhado” com as versões para Windows e Mac.

O desenvolvimento do plugin com arquitetura NPAPI na plataforma havia estagnado na versão 11.2 desde 2012 e tudo indicava que havia sido abandonado pela Adobe, depois de apenas um ano de evolução. Pelo menos a empresa seguiu publicando correções e atualizações de segurança para a versão regularmente. Mas usuários do Linux e desenvolvedores já haviam perdido as esperanças de novidades, até que surgiram rumores de que esse ano a versão 24 seria lançada.

Prometida no final de Agosto, ainda demorariam alguns meses para finalmente o improvável acontecer. Entretanto, apesar de ter o mesmo número e as mesmas funcionalidades de segurança da versão 24 para Windows e Mac, o Flash Player 24 para Linux não traz os mesmos recursos existentes nessas outras plataformas. Por exemplo, usuários do Linux não irão contar com aceleração 3D para GPU ou suporte a sistemas de DRM para vídeos.

A orientação agora, como foi em 2012, é que os usuários do Linux deem preferência adoção do Google Chrome, cuja versão do Flash Player (batizada de Pepper e com arquitetura PPAPI) não apenas continuou atualizada todos esses anos como também tem acesso a essas funcionalidades que foram omitidas.