Project Photoshop Streamin
Categorias

Adobe lançará Photoshop via streaming para Chromebooks

A Adobe e o Google firmaram uma parceria, e através dela os aplicativos da suíte Creative Cloud serão lançados para Chromebooks. O primeiro software a ser lançado será o Photoshop, como parte do “Project Photoshop Streaming”, o qual estará disponível inicialmente para clientes dos Estados Unidos da área da educação (inclui também estudantes).

A versão streaming do tradicional editor gráfico, além de rodar à partir da nuvem, ainda será totalmente integrada ao Google Drive. Ou seja, os usuários não precisarão utilizar o armazenamento interno dos Chromebooks, o que é uma grande vantagem, dependendo do tamanho dos projetos e da velocidade da conexão, claro.

Project Photoshop Streamin

A Adobe ainda menciona que esta versão do Photoshop será completa, oferecendo aos usuários a mesma experiência proporcionada pela Creative Cloud tradicional:

O Project Photoshop Streaming é idêntico ao Photoshop que você tinha instalado localmente, com algumas exceções notáveis. Este build pode ser acessado a partir de qualquer navegador Chrome (somente Windows) ou Chromebook, e não requer download e instalação.

Em outras palavras, este é o mesmo build do Photoshop que você tipicamente iria baixar e instalar à partir da Creative Cloud, entretanto, ao invés de ser instalado em sua máquina local, ele está rodando em um ambiente virtualizado, para que possa ser acessado a partir de qualquer navegador Chrome ou Chromebook.

Como esta versão do Photoshop está rodando em um ambiente virtualizado, você abre, salva, exporta e recupera arquivos de/para seu Google Drive em vez de seu compartilhamento de arquivos local. Além disso, esta versão beta do ambiente virtualizado não tem suporte a GPU, consequentemente, recursos que dependam de uma GPU ainda não estão disponíveis (em breve). Este build também ainda não tem suporte a impressão“.

Ora, não é bem assim. Não se trata de algo idêntico, uma vez que faltam algumas coisas realmente “notáveis”. Além disso, o fato do Photoshop para Chromebooks, via streaming, não dispor de recursos que exigem uma placa de vídeo pode torná-lo inviável para um grande número de usuários.

Por outro lado, esta nova maneira de oferecer o software também é interessante, ao facilitar o acesso a ele ao mesmo tempo em que elimina muitos dos requisitos necessários.

Os requisitos mínimos para usar o “Project Photoshop Streaming” seguem abaixo (além de um Chromebook ou um navegador Chrome):

  • Windows: 7 ou 8;
  • Processador: Intel Pentium 4 ou melhor;
  • Espaço livre em disco: 350MB;
  • Memória RAM: 512MB;
  • Conexão de internet de no mínimo 5Mbps;

Vamos torcer para que o projeto (e o software) em breve alcancem outros países.