Categorias

Adolescentes seguem se afastando do Facebook

“Facebook é coisa de velho” é uma frase que você provavelmente já ouviu e Mark Zuckerberg também e os números comprovam: adolescentes e jovens adultos estão se afastando da rede social.

Um levantamento realizado pela consultoria eMarketer aponta que essa faixa etária nos Estados Unidos apresentou estagnação na taxa de crescimento de usuários do Facebook pelo segundo ano consecutivo.

Mas, então, o que a juventude está utilizando hoje em dia? A resposta são redes sociais com maior conteúdo visual e dinâmicas, com o Snapchat e o Instagram (de propriedade do Facebook) na liderança. “Ambas as plataformas tem encontrado sucesso com esse nicho demográfico uma vez que elas estão mais alinhadas com a forma como eles se comunicam – através de conteúdo visual”, observou o analista Oscar Orozco, da eMarketer.

Isso implica no surgimento de adolescentes (12-17) e jovens (18-24) que sequer criam uma conta no Facebook, enquanto aqueles que ainda possuem um perfil na rede social “dos velhos” a estão utilizando com uma frequência cada vez menor, com menos logins e menos tempo gasto na plataforma, segundo a pesquisa anual.

Embora o Instagram também seja uma plataforma do mesmo grupo, sua existência não é garantia de manter o público jovem sob a sombra da mesma empresa. Uma projeção realizada pela eMarketer prevê que o grande rival Snapchat deverá apresentar pela primeira vez uma taxa de crescimento maior que o Facebook e o Instagram combinados ainda esse ano e deverá se tornar a rede social majoritária entre adolescentes e jovens adultos a partir de 2021.