Categorias

Alguém está tentando derrubar a internet

O pesquisador de segurança Bruce Schneier, CTO da Resilient e membro da Electronic Frontier Foundation, fez um alerta grave em seu blog: alguém está tentando derrubar a internet.

De acordo com seu levantamento e seus contatos, ataques a serviços essenciais para manter a internet funcionando estão ficando mais sofisticados, mais constantes e mais organizados.

Schneier não conseguiu identificar quem ou qual organização estaria por trás desses ataques, mas acredita que eles são patrocinados por uma nação, possivelmente pela China ou pela Rússia em uma estratégia de ciberguerra. Tais tentativas de derrubar serviços são muito mais amplas que os ataques tradicionais de DDoS, de uma escala sem precedentes, similares aos registrados no final do ano passado e só vem crescendo.

O especialista destacou que os ataques foram criados também para testar especificamente todas as defesas das empresas. “Há muitas formas de se lançar um ataque DDoS. Quanto mais vetores de ataque você empregar simultaneamente, mais defesas diferentes o defensor precisa utilizar. Essas empresas estão vendo mais ataques utilizando três ou quatro vetores diferentes. Isso significa que as empresas tem que usar tudo que possuem para se defenderem(…) elas são forçadas a demonstrar sua capacidade de defesa para o atacante”.

Cada ataque sincronizado tem um objetivo: avaliar o terreno. Scheneier suspeita que as manobras sejam uma espécie de “calibração” de ferramentas que poderiam ser empregadas no caso de uma guerra cibernética real e que forças externas estariam testando a possibilidade de derrubar a internet em um ataque certeiro.