Categorias

Aliança de microrrobôs consegue puxar um carro de quase duas toneladas

Um robô de apenas 17 gramas consegue puxar um carro de 1.800 quilos? A resposta é não. Mas se seis desses microrrobôs unirem suas forças, a resposta é sim.

Os pesquisadores da Universidade de Stanford conseguiram criar microrrobôs com uma capacidade absurda de coordenação de esforços e com uma tração motora inacreditável.

O resultado é que os cientistas do Biomimetics and Dexterous Manipulation Laboratory (BDML) criaram seis pequeninas “formigas” capazes de puxar um carro (com o motorista dentro) em conjunto por alguns centímetros. Uma comparação equivalente seriam seis seres humanos puxando a Torre Eiffel com um cabo por alguns metros. Confira o vídeo da façanha:

“Ao considerarmos as dinâmicas do time, não apenas o indivíduo, nós conseguimos construir um time de nossos robôs “micropuxadores” que, como formigas, são superfortes individualmente, mas também trabalham em equipe”, explicou David Christensen, estudante de graduação do  BDML, dono e motorista do carro usando na demonstração. O segredo estaria não na aplicação de uma força maciça de uma única vez, mas a sincronização de sucessivos pequenos puxões, em um processo lento, mas decisivo.

As formigas não são a única inspiração dos “micropuxadores”. Baseados nos dedos dos lagartos que grudam nas paredes, os pesquisadores criaram microtravas que prendem os robôs na superfície para conseguirem tração sem serem arrastados pelo esforço de puxar objetos.

Com essas mesmas tecnologias, os cientistas já foram capazes de criar robôs ainda menores, capazes de puxar objetos 2000 vezes maiores que seu próprio peso.