Categorias

Amazon é processada por Comissão Federal de Comércio dos EUA

A Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) abriu um processo nesta quinta-feira contra a Amazon devido ao seu sistema de venda de itens digitais em aplicativos. A falta de uma trava neste tipo de comércio permitiria que crianças façam compras sem autorização dos pais.

Segundo a FTC, “pais e outros donos de contas da Amazon tiveram perdas monetárias significativas, com milhares de consumidores reclamando sobre compras feitas pelos filhos dentro de aplicativos. Em muitos casos, os pais reclamaram que crianças que não entendiam suas atividades durante os jogos geravam cobranças em dinheiro real”

De acordo com o processo, já foram gerados milhões de dólares em cobranças indevidas e a Amazon será obrigada a ressarcir os consumidores prejudicados e impedir que crianças consigam fazer compras digitais com um único toque nos aplicativos. A Amazon se defende afirmando que seus procedimentos estão dentro da legislação e que vem aperfeiçoando seus sistemas desde 2011.

“Nossa experiência no lançamento foi responsável, com foco no consumidor e dentro da lei, incluindo aviso em destaque para compras dentro dos aplicativos, controles para os pais, notificação em tempo real para todas as compras dentro dos aplicativos e atendimento ao consumidor”, declarou a Amazon em um comunicado emitido para a FTC.

O processo aberto na Corte Distrital de Washington é igual ao processo que a Apple sofreu nas mãos da FTC e perdeu no passado. No caso da Apple, a empresa teve que pagar 32 milhões de dólares em indenizações e implementar um bloqueio por senha para impedir compras realizadas por menores de idade.