Categorias

Amazon patenteia “nave-mãe” para drones

O futuro imaginado pela Amazon e seu sistema de entregas aéreo pode ser mais fantástico do que se supunha: a empresa patenteou uma “nave-mãe” para sua frota de drones.

O dirigível estratosférico serviria de armazém voador para as aeronaves robóticas e permitiria entregas rápidas sobre cidades.

Cada unidade ficaria flutuando a uma altura de cerca de 13 quilômetros e funcionaria como base de operações para entregas automatizadas, de acordo com uma patente aberta pela Amazon em Dezembro de 2014, concedida somente em Abril deste ano e descoberta agora pela imprensa. Batizados de “Centro de Atendimento Aéreo”, os balões iriam pairar com um custo mínimo de navegação, permitindo que os drones de entrega simplesmente se soltem e planem até seus destinos, economizando combustível na maior parte do trajeto.

amazon-mothership

A proposta da nave mãe é permanecer no céu por tempo indeterminado, recebendo pequenas aeronaves para reabastecer seus estoques de encomendas, produtos, combustível e novos drones. A Amazon também tem planos de possuir unidades destinadas especificamente para grandes eventos e cita como exemplo um armazém voador capaz de pairar sobre um estádio durante uma partida esportiva, servindo consumidores com uniformes dos times ou produto alimentícios em tempo real.

As naves mães também podem reduzir sua altitude para exibir anúncios publicitários em seu exterior, servindo como gigantescos outdoors voadores, enquanto são reabastecidas no processo por aeronaves que não precisariam subir tão alto para a função.

Embora a Amazon esteja avançada em tecnologias de automação em seus sistemas de distribuição e armazenamento, as naves mães seriam tripuladas com uma equipe fixa, que também seria substituída de tempos em tempos. Mas a pilotagem pode ser também coordenada por robôs, se necessário.