Categorias

Amazon propõe espaço aéreo só de drones

Não é nenhum segredo que a Amazon está tentando usar drones para entregar pacotes, mas agora a gigante acaba de dar um grande passo para atingir esse objetivo.

A empresa apresentou hoje uma proposta para designar uma parcela do espaço aéreo acima de subúrbios e cidades para drones.

A proposta prevê que nos próximos 10 anos, centenas de milhares de drones estarão voando nos céus todos os dias em grande parte sob seu próprio controle automatizado.

amazon_drone_airspace

 

Para que não haja conflito ou problemas, a Amazon está sugerindo que drones de alta velocidade sejam limitados a uma área de 60 a 120 metros acima do chão. Outra área de cerca de 30 metros acima dessa serviria para separar os dispositivos de aeronaves tradicionais.

Enquanto isso, a área entre o solo e drones de alta velocidade seria designado para o tráfego de baixa velocidade, onde há um risco menor de algo dar errado.

A gigante revelou seus planos durante uma Convenção da NASA na Califórnia, e incluiu cinco recursos que faria drones serem capazes de voar nas zonas:

  • Um sistema de GPS avançado para identificar sua localização em tempo real junto dos outros que estão nas proximidades;
  • Internet confiável para manter comunicações com dados de GPS e outros dispositivos;
  • Planejamento de voo online para prever e comunicar rotas de voo;
  • A capacidade de se comunicar com outros drones para garantir que eles evitem um ao outro e
  • Sensores para evitar outros obstáculos, incluindo pássaros, edifícios e cabos

“A nossa forma de garantir maior segurança é exigindo que conforme o nível de complexidade do espaço aéreo aumenta, o mesmo acontece com o nível de sofisticação do veículo”, disse Gur Kimchi, vice-presidente e co-fundador do projeto de entrega via drone da Amazon.