Categorias

AMD e Intel juntam forças para o mercado de notebooks

O impossível aconteceu: AMD e Intel deixaram a histórica rivalidade de lado depois de mais de quarenta anos para trabalharem juntas no desenvolvimento de um chip unificado para o mercado de notebooks ultrafinos.

A partir desta aliança, o núcleo gráfico Radeon produzido pela AMD será incorporado em processadores da Intel em uma linha de chips que será lançada em 2018 para capacitar dispositivos para jogos com alta exigência gráfica.

A iniciativa para essa trégua partiu da Intel, que está liderando o projeto e lançará o novo chip sob sua marca. A AMD entra com a arquitetura do componente de processamento gráfico, a exemplo do que já vem realizando de forma customizada para o Xbox One e o PlayStation 4. Nenhuma das duas empresas ofereceu detalhes sobre as características técnicas do núcleo gráfico ou do processador em si, mas a meta das antigas rivais é clara: barrar o avanço da Nvidia no mercado.

Enquanto a Intel é responsável pela produção de componentes gráficos de baixo custo, a Nvidia invadiu o terreno com opções parrudas de GPU para jogadores exigentes, competindo diretamente com a AMD. A partir dessa trégua, Intel e AMD podem combinar suas forças para encararem juntas o poder de fogo da Nvidia nos laptops, oferecendo unidades ultrafinas com a mesma capacidade dos colossos geralmente associados com o público gamer.