Categorias

Americanos vencem primeira batalha de robôs gigantes da História

Foram dois anos de preparação que culminaram em uma batalha de quase meia-hora transmitida essa madrugada no Twitch: dois robôs gigantes em um duelo mortal.

Os engenheiros norte-americanos da MegaBots Inc. obtiveram a vitória no terceiro round quando o seu Eagle Prime usou sua motosserra no robô Kuratas da empresa japonesa Suidobashi Heavy Industries.

Ao contrário do que se imaginava, a luta mesmo já havia acontecido em Setembro, dentro de uma siderúrgica abandonada no Japão. Mas os entusiastas dos titãs de aço só puderam assistir o confronto a partir da meia-noite dessa quarta-feira, rm uma estreia exclusiva transmitida através de uma parceria com o Twitch. Conforme prometido, seus realizadores depois disponibilizaram a íntegra do combate em outras plataformas.

O duelo foi dividido em três rounds, com os norte-americanos apresentando Iron Glory, um robô ligeiramente menor, na primeira etapa. Com cerca de 4,5 metros de altura e 6 toneladas, o primeiro robô da MegaBots Inc foi devastado pela fúria do Kuratas e seus 4 metros e 6,5 toneladas.

Mas o jogo virou para o time dos Estados Unidos com a entrada da atração principal: Eagle Prime, uma máquina de destruição com quase cinco metros e pesando nada menos que 12 toneladas. O Kuratas tentou até usar um drone para distrair o time adversário, mas o segundo round terminou empatado.

A vitória chegou no terceiro round para a equipe do Eagle Prime, com um golpe finalizador que abriu a carcaça do robô japonês. Confira a íntegra da luta:

A empreitada toda pode parecer uma brincadeira sofisticada, mas contou a com o apoio de grandes empresas como a Autodesk e a atenção de diversos fabricantes e pesquisadores de robótica, interessados nas soluções e tecnologias empregadas na construção dos dois combatentes.

Mas Matt Oehrlein, um dos fundadores da MegaBots Inc. e um dos pilotos do Eagle Prime envolvidos na luta, já revelou que o objetivo final de sua empresa é mesmo criar uma “liga esportiva internacional” e transformar o confronto em um esporte. “O que as pessoas realmente querem é destruição e um combate épico de robôs gigantes”, proclama o engenheiro.