0 Compartilhamentos 373 Views 1 Comments

Anatel estabelece regras para uso de frequência 700 MHz na banda larga 4G

1 de novembro de 2013

Durante essa quinta-feira (31), a Anatel aprovou uma proposta que regula o uso da faixa de frequência de 700 MHz para serviços de telefonia e banda larga móvel de quarta geração.

O governo pretende usar a frequência para ampliar a oferta 4G no país e a aprovação é o primeiro passo para que a Agência possa fazer o leilão da faixa, que está previsto para ser realizado no primeiro semestre de 2014.

De acordo com o relator do processo na Anatel, Rodrigo Zerbone, a frequência permite que o sinal da internet tenha um melhor alcance e propagação do que na de 2,5 GHz, além de ter uma menor necessidade de antenas. O uso da faixa de 700 MHz para o 4G já acontece em outros países, como nos Estados Unidos.

O uso da frequência também deve aumentar a disponibilidade de smartphones no mercado: atualmente, dispositivos de quarta geração, preparados para funcionar na faixa de 700 MHz, não conseguem operar no Brasil.

Operadoras terão de arcar com consequências caso uso da frequência interfira com sinal de canais de TV

Operadoras terão de arcar com consequências caso uso da frequência interfira com sinal de canais de TV

A regra aprovada pela Anatel prevê que até quatro empresas poderão oferecer 4G na frequência em todo o país e, como a faixa hoje é ocupada por canais de TV, as empresas terão de fazer uma realocação. Os custos da mudança terão que ser pagos pelas empresas que arrematarem os lotes no leilão.

O documento também garante que não haverá interferência nos canais que prestam serviço em frequências próximas às que serão usadas pelas companhias de telefonia. Caso ocorra algum problema, as operadoras serão responsáveis e obrigadas a investir em equipamentos para resolver a interferência.

Carregando...

Você pode se interessar

Adeus a Mandic, um dos “pais” da internet brasileira
Artigos
10 visualizações
Artigos
10 visualizações

Adeus a Mandic, um dos “pais” da internet brasileira

Carlos L. A. da Silva - 18 de maio de 2021

Aleksandar Mandic partiu em 6 de maio, mas seu legado seguirá conosco.

O que é o FLoC e como ele afeta sua privacidade na internet?
Artigos
193 visualizações
Artigos
193 visualizações

O que é o FLoC e como ele afeta sua privacidade na internet?

Carlos L. A. da Silva - 5 de maio de 2021

Federated Learning of Cohorts é uma API proposta pelo Google para substituir os cookies, mas ela também oferece problemas

Como planejar e construir um projeto de programação
Artigos
416 visualizações
Artigos
416 visualizações

Como planejar e construir um projeto de programação

Carlos L. A. da Silva - 19 de abril de 2021

O desenvolvedor full stack Peter Lynch revela seu método de preparação para qualquer projeto, de forma simples e direta para iniciantes e veteranos.

One Response

  1. “O uso da frequência também deve aumentar a disponibilidade de smartphones no mercado: atualmente, dispositivos de quarta geração, preparados para funcionar na faixa de 700 MHz, não conseguem operar no Brasil.” — Não conheço NENHUM aparelho móvel no mundo que funcione na banda 28, que é a que o Brasil irá utilizar. Nenhum aparelho de 700MHz vendido nos EUA, por exemplo, funcionará aqui. Os EUA usam outro sistema, então nem adianta comprar seus iPhones 5 e 5S e achar que eles funcionarão no 4G em 700 MHz aqui. E gracas a Deus, pois o Brasil escolheu o que o mundo inteiro irá utilizar! Como sempre, em celular! os EUA passam vergonha para a Europa e Ásia.

    Resposta

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações