Categorias

Android bate recorde de uso e Windows Phone se estabiliza em terceiro lugar

As vendas globais de smartphones chegaram a impressionantes 229,6 milhões de unidades no 2º trimestre de 2013 e isso significa boas novidades para os sistemas operacionais, ou pelo menos para alguns: o Android, do Google, garantiu uma enorme quota global de 79,5%, já o iOS da Apple caiu para 13,6% e Windows Phone ficou em terceiro, com 3,9%. 

Os números mais recentes são da Strategy Analytics, que observou o Android atingir um novo recorde, enquanto a Microsoft conseguiu solidificar sua posição em terceiro lugar. Analistas da empresa comentaram sobre a pesquisa, concluindo que o crescimento do Android foi impulsionado pela forte demanda por modelos de diferentes preços, tanto em mercados desenvolvidos quanto os em desenvolvimento, além de ter custos de licenciamento competitivos, inúmeros parceiros de hardware e uma grande loja de apps.

Android bate recorde de uso
Android bate recorde de uso

A pesquisa também mostra que as coisas não estão muito boas para a Apple: o iOS atingiu seu nível mais baixo desde o segundo trimestre de 2010 com apenas 13,6 %. Por outro lado, a Microsoft teve seu mais alto índice no mercado mundial de smartphones, em grande parte graças ao forte apoio da Nokia.

Para Linda Sui, analista da Strategy Analytics, a Microsoft ainda pode melhorar algumas áreas antes de realmente decolar no mercado: “Primeiro, a taxa de licença cobrada para fabricantes de smartphones do WP8 deve ser mais competitiva, e em segundo lugar, a Microsoft deve acelerar drasticamente o seu apoio a tecnologias avançadas, como chipsets octo-core, porque o Windows Phone 8 continua trás do Android na categoria de smartphones premium”, explicou.

Confira as tabelas de comparações:

smartphones_q2_