Categorias

Android O já está disponível para desenvolvedores

O Android Nougat ainda está longe de conquistar o mercado, mas a máquina do Google não para: seu sucessor, o Android O já está disponível para desenvolvedores.

A nova versão do sistema operacional móvel do Google pode ser baixado agora em sua versão prévia enquanto o lançamento para consumidores só chegará no segundo semestre do ano.

O ainda não tem um nome oficial, mas muito provavelmente será um doce iniciado pela letra “o”. Enquanto arruma a casa para os usuários comuns, o Google já soltou a Developer Preview, contendo o sistema operacional e um SDK atualizado para Android Emulator, Nexus 5X, Nexus 6P, Nexus Player, Pixel, Pixel XL e Pixel C, para que criadores de aplicativos tenham uma amostra do que os espera. Essa não é uma versão beta do novo Android e não é recomendada para uso no dia a dia.

Uma das grandes mudanças no Android O é sua limitação no que aplicativos podem fazer no plano de fundo, como atualizações, conexões com a internet e transmissões. O objetivo é reduzir o consumo de bateria, favorecendo o usuário, mas os novos limites devem impactar os criadores de aplicativos e o Google recomenda que “cada desenvolvedor se familiarize com eles”. Novamente, o Google também está customizando o sistema de notificações, organizando-as em canais e oferecendo ainda mais controle aos usuários sobre o que ele quer ou que não quer ser notificado.

Um recurso solicitado de longa data está sendo implementado no novo Android: Picture in Picture, o que permite a visualização simultânea de vídeos e imagens na tela, sem que o usuário precise ficar alternando entre aplicativos. Outra novidade é a nova Autofill API, que pretende auxiliar desenvolvedores e usuários a preencher automaticamente campos de login.

Segundo o Google, novas funcionalidades e recursos continuarão sendo implementados no Android O até o lançamento e os desenvolvedores devem manter-se atualizados em suas versões prévias para acompanhar as novidades.