Categorias

Android: Seus dados realmente se foram após uma limpa no smartphone?

A fabricante de softwares Avast está colocando a segurança e o rigor do recurso de reset do Android em dúvida hoje. A empresa diz que adquiriu 20 Androids usados online e se propôs a testar se os dados pessoais de seus antigos donos poderiam ser recuperados. Cada smartphone tinha sido resetado antes de ser vendido, de acordo com o Avast, por isso, em teoria, o teste deveria ter falhado. Mas não foi isso que aconteceu.

Usando softwares forense amplamente disponíveis na internet, o Avast diz que foi capaz de recuperar com sucesso mais de 40.000 fotos previamente armazenadas nos telefones. Muitas dessas tinham crianças em destaque, e outros eram de natureza sexual com mulheres em “vários estágios de nudez” e centenas de “selfies de homens nu”. A empresa também conseguiu recuperar antigas consultas de pesquisa do Google, e-mails e textos.

A empresa conseguiu até identificar com sucesso quatro proprietários originais dos smartphones usando os dados que as pessoas falsamente presumiam terem sido excluídos permanentemente.

android-malware

De acordo com o Avast, os usuários devem substituir os dados anteriores para realmente se livrarem deles.

No lado do iOS, a Apple parece fazer de tudo para impedir a recuperação de dados depois de um iPhone ou iPad ser ‘resetado’. Nos dispositivos mais recentes, o recurso de redefinição remove a chave de criptografia que protege os dados do usuário. Assim, mesmo que as informações sejam de alguma forma recuperadas sem o conhecimento do usuário, elas ficam inacessíveis e essencialmente se tornam inúteis.

Até o momento o Google não comentou sobre a polêmica.