Categorias

Android: Usuários do Jelly Bean finalmente ultrapassam Gingerbread

Google atualizou nessa segunda-feira (08) sua página de pesquisa sobre adoção do Android e suas diferentes versões, revelando que a mais recente finalmente está em primeiro lugar: o Android 4.2 e Android 4.1 (ambos Jelly Bean) estão não só em constante crescimento, mas também ultrapassaram o Gingerbread.

Tirando o Jelly Bean, todas as outras versões do Android, incluindo o Android 4.0 (Ice Cream Sandwich), perderam participação. Mais especificamente, 37,9% dos usuários de Android estão usando Jelly Bean, 23,3% têm dispositivos rodando Ice Cream Sanduich, 34,1 ainda preferem o Gingerbread e o resttante ainda está ou usando o Froyo, ou Honeycomb.

Com isso, o panorama finalmente mudou: as mais recentes versões do Jelly Bean (lançadas em junho de 2012 e novembro de 2012) estão, finalmente, em primeiro lugar, sendo seguidos pelo Gingerbread (lançado em dezembro de 2010) e ICS (outubro de 2011):

Jelly Bean vem crescendo cada vez mais e Gingerbread mostrou queda
Jelly Bean vem crescendo cada vez mais e Gingerbread mostrou queda

Enquanto esta parece ser uma boa notícia para o Google, vale enfatizar que o Google alterou recentemente seu algoritmo em relação à forma como ele conta os usuários para chegar no resultado de sua pesquisa: “A partir de abril de 2013, estas tabelas estão agora sendo feitas usando dados coletados de cada dispositivo que visita a Play Store Google”, explicou a empresa. Anteriormente, os dados eram coletados quando o dispositivo simplesmente fazia check-in em servidores do Google.

Essa mudança pode distorcer os dados, dando uma imagem imprecisa de quais versões do Android estão realmente sendo usadas. Mas ao mesmo tempo ajuda desenvolvedores a descobrir quais usuários estão ativamente usando a Google Play.