Categorias

Android vai permitir buscas no Google em modo offline

O Google anunciou uma bem-vinda atualização no seu aplicativo para Android: a possibilidade de se realizar buscas em modo offline.

O recurso funciona ao armazenar as pesquisas no sistema, que são disparadas depois automaticamente quando a conectividade voltar a estar disponível, podendo até notificar o usuário dos resultados.

Shekhar Sharad, gerente de produto do aplicativo, explicou que “redes móveis podem às vezes serem inconsistentes ou falhas, o que significa que, mesmo que você tenha uma conexão quando iniciou a sua busca, ela pode falhar antes de você conseguir seus resultados. Com essa mudança, resultados de busca são salvos tão logo eles são retornados, mesmo que você perca a conexão logo em seguida ou entre em modo avião”.

A sugestão de Sharad é que “na próxima vez que você perder o serviço, sinta-se livre para programar suas buscas, ponha o telefone de lado e continue com seus afazeres”. Segundo o executivo, o aplicativo do Google irá operar nos bastidores, monitorando o retorno da conectividade para completar a consulta ao mecanismo de busca. Ele também garantiu que esse recurso não irá impactar nem no consumo de bateria do dispositivo nem na franquia de dados.

A funcionalidade já está disponível para todos os usuários na versão mais atualizada do aplicativo do Google para Android.