Categorias

Antivírus e segurança em computadores Apple

Sophos disponibilizou antivírus gratuito
Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.

>>> Antivírus no Mac OS X
Você julga necessária a instalação de software antivírus para computadores Mac? Tenho um Macbook.
Marcelo

Marcelo, o Mac OS X está começando a ser alvo de alguns ataques. Já existem especialistas recomendando a instalação de antivírus e também já existem softwares – pagos e gratuitos – para funcionar em computadores da Apple. A própria Apple inclui uma função antivírus, bastante rudimentar, no próprio sistema operacional.

No entanto, a opinião da coluna é que um antivírus não é, nesse momento, necessário para os usuários de Mac OS X. Isso não significa que não devem ser tomados cuidados com a segurança do computador. Pelo contrário: usuários de Mac OS X devem tomar cuidado com o download e a execução de programas, além de sempre manterem o sistema atualizado com o software de atualização automática que é disponibilizado.

Por outro lado, um antivírus para Mac OS X iria detectar mais pragas digitais para Windows – que não funcionam no Mac OS X – do que vírus para o Mac em si. Isso seria uma paranoia desnecessária e que iria apenas piorar a experiência de uso do sistema sem grandes ganhos.

Por enquanto, basta ficar atento ao noticiário e não executar softwares de procedência duvidosa. Programas piratas também já foram usados para disseminar pragas digitais de Mac OS X.

>>> Mais de um antivírus
Gostaria de saber se realmente é necessário ter mais de um antivírus na máquina ou se somente um já é suficiente.
Alexandre

Ter mais de um antivírus não é apenas desnecessário; é também prejudicial. Os motivos são os seguintes:

1) O antivírus é um software que altera o funcionamento básico do sistema. Ele precisa, por exemplo, ler todos os arquivos que são criados e impedir que eles sejam lidos ou executados antes da realização do exame em tempo real. Com dois antivírus, haverá dois softwares “brigando” pela exclusividade de analisar um arquivo, um antes do outro, o que pode gerar um conflito no qual nenhum dos softwares irá operar da maneira desejada.

2) Antivírus são softwares pesados. Usar dois antivírus irá reduzir o desempenho do computador.

3) Embora dois antivírus utilizem o dobro de recursos do sistema, a proteção extra obtida é mínima. Como existem milhões de pragas, se uma praga passar por um antivírus, é bem provável que ela também passe pelo outro. A utilização de dois antivírus não será decisiva na hora de evitar infecções.

4) Antivírus produzem “alarmes falsos” quando arquivos inofensivos são detectados como vírus. Esses alarmes falsos são um tanto comuns e eles, sim, ocorrerão em dobro. Em alguns casos, eles podem deixar o sistema operacional inoperante e, por isso, não faz sentido dobrar os riscos desse tipo de acidente sem um ganho significativo – o que não acontece.

Um antivírus não é suficiente para proteger o computador de pragas digitais, mas dois antivírus não é a solução. Procure outras medidas, como a atualização do sistema operacional, aplicativos, navegador web e plugins, além de conhecer e-mails e mensagens falsas para evitá-los. Principalmente, não se esqueça da realização de backups (cópias de segurança). Caso algo ocorra com seus dados, sempre será possível recuperá-los.

>>> Leitor de quadrinhos
Gostaria de saber mais sobre o programa “CDisplay”, usado para ler quadrinhos no Windows, principalmente nos formatos CBR (ZIP) e CBZ (RAR). Ele é um programa seguro ou contém alguma espécie de vírus, malware?
André C.

Softwares legítimos em geral podem conter alguns componentes indesejados como “parceiros” de seus desenvolvedores – normalmente barras de ferramentas ou programas que exibem anúncios publicitários. É importante pesquisar caso a caso.

Até mesmo alguns antivírus podem vir acompanhados de “surpresas”. É bom ficar atento durante a instalação: normalmente os “extras” indesejados estão marcados por padrão para instalação e é preciso desativá-los manualmente.

O CDisplay especificamente é um software antigo e não possui qualquer software “extra” em sua instalação. É um visualizador de imagens muito simples e leve. Porém, é preciso ter cuidado para obter programas de um site oficial, sempre.

Este pacotão da coluna Segurança Digital vai ficando por aqui. Deixe suas dúvidas na área de comentários logo abaixo. Todas as dúvidas são lidas e a maioria delas é respondida na coluna, sempre na quarta-feira.

*Altieres Rohr é especialista em segurança de computadores e, nesta coluna, vai responder dúvidas, explicar conceitos e dar dicas e esclarecimentos sobre antivírus, firewalls, crimes virtuais, proteção de dados e outros. Ele criou e edita o Linha Defensiva, site e fórum de segurança que oferece um serviço gratuito de remoção de pragas digitais, entre outras atividades. Na coluna “Segurança digital”, o especialista também vai tirar dúvidas deixadas pelos leitores na seção de comentários.

Com informações de G1.