Categorias

Apple responde alegações de que o iOS tem ‘backdoor’ para coleta de dados

Recentemente, consultores de segurança vêm discutindo sobre a possibilidade do iOS  incluir uma “backdoor” que poderia permitir que governos e outras empresas acessassem dados dos usuários. Agora, a Apple decidiu se pronunciar sobre o caso e publicou novas informações sobre os recursos de diagnóstico do iOS.

A polêmica surgiu após o consultor de segurança Jonathan Zdziarski documentar uma vulnerabilidade que poderia deixar dados de dispositivos iOS expostos. Acabando com outros relatórios posteriores, que ligavam a vulnerabilidade com uma coleta de dados do governo, a Apple disse que “nunca trabalhou com qualquer agência do governo de qualquer país para criar um backdoor em qualquer um de nossos produtos ou serviços”.

A gigante também disse:

Todos os dados transmitidos entre o dispositivo iOS e um computador confiável são criptografadas com chaves não compartilhadas com a Apple. Para os usuários que ativaram sincronização Wi-fi do iTunes em um computador confiável, esses serviços também podem ser acessados sem fio por esse computador.

ipad-iphone-apple

A segunda frase é importante pois Zdziarski alegou que os dados em um dispositivo iOS poderiam estar em risco se estivessem emparelhados com um PC que, posteriormente, poderia cair nas mãos de outra pessoa.

A nova revelação da Apple representa mais um passo na melhoria da transparência e abertura, além de apresentar mais detalhes sobre as capacidades de diagnóstico e serviços de backdoor do iOS.