Categorias

Aplicativo de Realidade Aumentada cria fita métrica virtual para iOS

O suporte a Realidade Aumentada do iOS 11 apresentado pela Apple no último WWDC já tem um produto pronto para ser lançado: uma fita métrica virtual.

O AR Measure desenvolvido pela Laan Labs é um aplicativo extremamente prático que permite sobrepor uma fita métrica sobre objetos e superfícies do mundo real usando somente a câmera do iPhone ou do iPad.

A “mágica” é possível graças aos recursos trazidos para o sistema operacional móvel pelo ARKit lançado pela Apple. “ARKit usa uma combinação de informações visuais oriundas da câmera, juntamente com leituras de sensores do acelerômetro, do giroscópio e do compasso para estimar como o dispositivo está posicionado”, revela Jason Laan, fundador da desenvolvedora e criador do aplicativo de fita métrica. Confira o AR Measure em funcionamento:

Laan explica que a precisão pode variar em função de diversos fatores e não recomenda o aplicativo para quem está planejando, por exemplo, levantar uma casa. Ele aponta que o AR Measure é mais indicado para quem deseja ter uma estimativa rápida e não conta com uma fita métrica física à disposição.

Como demonstração do que pode ser feito com o ARKit, a tecnologia, de fato impressiona. De acordo com Laan, o aplicativo estará disponível para o público tão logo o iOS 11 seja lançado oficialmente pela Apple em sua versão final.