Categorias

Aplicativo gratuito do Proteste mede a velocidade de sua conexão móvel

Já existem sites e serviços que medem a velocidade de sua conexão, mas esse aqui é diferente: ele foi criado pelo Proteste para aferir a qualidade da sua internet móvel.

O aplicativo gratuito pode ser baixado no site oficial do Proteste com uma conta no serviço de reclamações e permite que consumidores conheçam a real velocidade de seus planos.

O objetivo, é claro, pegar no flagrante operadoras que estejam abusando da confiança, entregando velocidades muito abaixo da contratada para o usuário. Para a entidade que luta pelos direitos dos consumidores, “a qualidade do serviço que se utiliza é bem diferente do que é prometido pela operadora. Com base na cobertura e na velocidade da conexão nos locais que mais se frequenta, será possível identificar qual operadora atende melhor às necessidades de cada perfil de usuário”.

proteste

A regra da Anatel é clara: a velocidade da conexão oferecida não pode ser inferior a 40% da contratada pelo assinante, sob pena de multa. As informações coletadas pelo aplicativo do Proteste também serão utilizadas também de forma anônima para formar um mapa sobre as velocidades de conexão móvel no país, dividido por região e por operadora. Com esse mapa, o serviço poderá oferecer “com base na cobertura e velocidade da internet nos locais que você frequenta”, qual é a melhor opção para o consumidor.