Aplicativo CTRL+F
Categorias

Aplicativo gratuito permite buscar palavras em documentos impressos

Você já deve ter utilizado o atalho de teclado CTRL+F, certo? No Firefox, por exemplo. Para realizar buscas por determinadas palavras-chave em uma página web.

Digamos que você precise, por outro lado, encontrar determinadas palavras e/ou trechos de frases em um texto impresso. Em um livro, em uma bula, em uma fatura, em uma receita médica. Aí o processo pode ficar um pouco mais complicado, não é?

Pois bem, não mais. Com este aplicativo gratuito, disponível para Android (uma versão para iOS será lançada em breve) você pode realizar um CTRL+F em textos impressos. Com ele, você pode realmente “escanear” qualquer documento impresso em busca de qualquer palavra.

Aplicativo CTRL+F

Intitulada “CTRL-F – Search the real world”, a app grátis oferece suporte aos idiomas inglês, espanhol e alemão. No entanto, em nossos testes, conseguimos utilizá-la normalmente em documentos em português do Brasil, e ela foi inclusive capaz de localizar palavras acentuadas.

Utilizar o aplicativo é extremamente simples: inicialmente, o idioma deve ser selecionado (escolha inglês, mesmo, enquanto outros idiomas não são adicionados). A seguir, uma foto do documento deve ser tirada com a câmera do smartphone. A partir daí, uma espécie de OCR entra em ação: o documento é analisado, palavra por palavra, do início ao fim.

Ao término da análise, você pode então realizar a busca, simplesmente digitando a palavra e/ou texto que deseja encontrar. Tudo funciona bem rapidamente, e no vídeo abaixo você pode observar o CTRL+F em funcionamento: