Categorias

Aplicativo permite reclamar dos problemas na cidade diretamente com a Prefeitura

Ruas com buracos, semáforo quebrado, vazamentos, entulho, focos de Dengue, esses são alguns exemplos dos problemas diários, que estão presentes na maioria das cidades brasileiras. Para ajudar os cidadãos e as prefeituras a resolver essas questões, foi criado o aplicativo “Cidadão Online”.

O projeto é uma realização da 4R Sistemas em conjunto com GeneXus e a consultoria técnica da Heury. Através do aplicativo, o usuário pode informar os problemas da cidade diretamente à Prefeitura.

O serviço pode ser utilizado 24 horas e, quando o usuário faz a ocorrência, a reclamação é enviada para o setor responsável e um protocolo é gerado. Todas as informações enviadas pelo usuário são monitoradas através do Google Maps e são organizadas por tipo de serviço, sendo a execução de cada solicitação estabelecida com prazos pré-determinados. O cidadão pode ainda acompanhar suas solicitações através da página da plataforma, pelo e-mail e pelo aplicativo.

cidado_online

O Cidadão Online é gratuito e pode ser baixado no smartphone ou tablet pelo endereço: https://cidadaoonline.sistemas4r.com.br/cidadaonline.html. Também está disponível para download na Apple Store e no Google Play.

Seis cidades do interior de São Paulo já aderiram o Cidadão Online: Adamantina, Andradina, Borborema, Bom Jesus dos Perdões, Capão Bonito e Porto Feliz. Para que o aplicativo possa ser utilizado em outros municípios, é necessário que as prefeituras se cadastrem no serviço.

Tecnologia GeneXus

O aplicativo de cidadania foi desenvolvido em apenas 30 dias com a tecnologia GeneXus – ferramenta de desenvolvimento de sistemas que permite criar aplicativos para as linguagens e plataformas mais populares do mercado, sem necessidade de programar. De acordo com os idealizadores do aplicativo, eles escolheram o GeneXus para desenvolver o aplicativo por se tratar de uma ferramenta multiplataforma, que possui metodologia ágil e que não necessita de programação.

“Para atender aos diversos dispositivos e ter o conhecimento centralizado em uma única tecnologia, decidimos utilizar o GeneXus para o desenvolvimento da aplicação. O ganho de produtividade foi bem significativo, pois o aplicativo ficou pronto em 30 dias, com outra plataforma poderia ter demorado mais”, explica o sócio diretor da 4R Sistemas, Rogério Camargo.