Categorias

Aplicativo promete reconhecimento facial de qualquer pessoa na rua

Com o aplicativo Name Tag será possível identificar qualquer pessoa estranha na rua, no metrô, no shopping ou na balada. Através de reconhecimento facial, o usuário terá acesso à ficha completa do desconhecido, incluindo perfil em redes sociais e até cadastro de infratores sexuais.

Assustador? Invasão de privacidade? Nada disso preocupa seus criadores que garantem que o aplicativo já está na fase final de desenvolvimento e sairá para Android, iOS e Google Glass. Bastará tirar uma foto do alvo e o programa sozinho levantará todos os dados possíveis que conseguir encontrar. Facebook, Twitter, Instagram e perfil em outras redes estarão disponíveis instantaneamente. Está a fim de “algo mais”? Se o(a) estranho(a) tiver conta em um site de relacionamentos, o Name Tag também será capaz de encontrar.

Como funciona o Name Tag
Como funciona o Name Tag

Nos Estados Unidos, o aplicativo também oferecerá uma consulta dentro do National Sex Offender Registry, que guarda o registro de quase 500 mil infratores sexuais, além de outros bancos de dados de atividades criminais.

“Eu acredito que isto irá tornar namoros online e interações sociais offline muito mais seguras e nos dar uma melhor compreensão das pessoas ao nosso redor””, declarou Kevin Alan Tussy, um dos responsáveis pelo desenvolvimento. Assim como o polêmico Lulu, o Name Tag também permitirá que as pessoas optem por não aparecer nos resultados de busca.

Atualmente, o Google não aceita programas de reconhecimento facial na loja de aplicativos do Google Glass, mas nada garante que a restrição será permanente ou que aplicativos semelhantes não possam ser instalados em um Google Glass desbloqueado.