Categorias

Após escândalo de drogas, grupo de e-Sports começará a fazer testes em gamers

Parece que não são apenas os esportes tradicionais que têm que se preocupar com abuso de substâncias.

Na sequência de uma controvérsia em torno do abuso do medicamento Adderall por jogadores de e-Sports, a Electronic Sports League disse que irá introduzir políticas para combater a questão.

Com o objetivo de “proteger a integridade” de torneios ESL e proporcionar um campo de jogo justo para todos, a liga fez uma parceria com a Agência National da Alemanha de Anti-Doping para pesquisar e determinar uma política anti-dopping que seja ” justa, viável, e respeita a privacidade dos jogadores enquanto proporciona resultados de testes conclusivos”.

esports

O grupo também disse que planeja se encontrar com a Agência Mundial Anti-Doping para “envolvê-los ativamente na elaboração, aplicação, e maior internacionalização desta política”.

“A crescente visibilidade e popularidade de e-Sports, bem como os crescentes valores de prêmio, torna não só mais tentador para os times e jogadores quebrarem as regras, mas também mais prejudicial para o nosso esporte como um todo quando eles fazem”, disse a ESL em um comunicado divulgado hoje.

A notícia vem depois de Kory Friesen, um gamer que não só admitiu ter usado Aderrall, mas também disse que o uso da droga é generalizada. “Estávamos todos usando Adderall”, disse Friesen em uma entrevista, referindo-se a sua equipe de CS:GO na organização Cloud9.

Adderall é utilizado para tratar DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção) e narcolepsia, mas também tem o efeito colateral de tornar as pessoas mais alertas, o que pode ajudar em games como Counter-Strike, onde tempo de reação é importante.