Categorias

App para Android e iOS oferece companhia virtual na volta para casa

Cinco estudantes da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, criaram um aplicativo gratuito muito interessante (além de útil). O Companion (companheiro, acompanhante), disponível para Android e iOS, oferece uma espécie de “companhia virtual” durante a volta para casa.

A app permite que os usuários contem com a companhia de um amigo, parente ou conhecido durante passeios, caminhadas e retornos para casa após as aulas. O Companion utiliza o GPS para enviar a localização do usuário para um mapa online atualizado em tempo real. Tal informação permite, então, o rastreamento do usuário por aqueles que ele escolher.

Aplicativo Companion

Criado originalmente para lidar com problemas de segurança em universidades dos Estados Unidos, como uma espécie de sistema de alarme pessoal para estudantes voltando para casa ou caminhando à noite, o Companion pode também, entretanto, ser utilizado por pessoas de outros países (inclusive do Brasil). Segundo seus criadores, ele já é utilizado por “dezenas de milhares de pessoas ao redor do mundo“.

O aplicativo funciona da seguinte maneira: a localização do usuário rastreado, sua movimentação, seu trajeto (definido previamente), é enviada para um mapa online através do qual parentes e amigos podem rastreá-lo.

Caso algo de errado aconteça, caso o aplicativo no smartphone detecte que o usuário saiu fora de seu trajeto normal, caiu, foi empurrado, teve seu fone de ouvido arrancado ou começou a correr, ele fará uma verificação de segurança.

Aplicativo Companion

Ele perguntará se está tudo Ok. O usuário terá 15 segundos para confirmar, e em caso contrário, caso o botão de Ok não seja pressionado (ou caso o usuário confirme que há algum problema), o Companion começará a emitir sons altos de alerta e permitirá que o usuário chame a polícia.

Ele também emitirá um alerta para o acompanhante virtual, à distância, para que este chame a polícia (fornecendo inclusive a localização exata do usuário com problemas) e/ou entre em contato para saber se está tudo bem ou não. Nos Estados Unidos, o departamento de segurança das universidades parceiras também é avisado automaticamente.

O aplicativo de segurança pessoal também conta com um recurso chamado “I am nervous” (Estou nervoso). Pressionando o respectivo botão, o usuário do smartphone pode informar aos desenvolvedores os locais onde se sente nervoso e/ou inseguro, ajudando então a alimentar um banco de dados com informações valiosas a respeito de quais são os locais mais problemáticos.

Aplicativo Companion

Vale lembrar que para acompanhar algum usuário do Companion não é preciso nem mesmo possuir o aplicativo instalado. O usuário que deseja ser acompanhado virtualmente pode enviar diversas solicitações, para diversos contatos/amigos, através de mensagens SMS do próprio aplicativo.

Tudo o que os receptores destas mensagens têm de fazer, então, é clicar no link enviado: eles serão automaticamente redirecionados para uma página com um mapa que exibirá a localização do rastreado.

Baixe o Companion para Android

Baixe o Companion para iOS