Categorias

Apple afirma que Agência Nacional de Segurança não tem acesso aos seus servidores

Apple recebe milhares de pedidos de informações

A Apple está fazendo de tudo para mostrar que não está envolvida nos problemas de privacidade que vem chamando atenção nos EUA: a Maçã divulgou a nota “Compromisso da Apple com a privacidade do cliente”, onde alega não ter participação direta no projeto PRISM, da Agência de Segurança Nacional (NSA) norte-americana.

Segundo a nota, a Apple não fornece a “qualquer órgão do governo” acesso direto aos seus servidores, e que qualquer organização governamental que solicite conteúdo de seus clientes precisa de uma ordem judicial para isso. Embora a empresa afirme que não está envolvida no programa, isso não significa que as agências não estão pedindo dados: de acordo com a gigante de tecnologia, entre dezembro de 2012 e maio de 2013, cerca de 5 mil pedidos formais foram feitos, solicitando dados de seus consumidores.

Para esclarecer a polêmica, a Apple ainda afirmou que “independentemente das circunstâncias”, sua equipe de advogados realiza uma avaliação de cada pedido e, “se for o caso”, pode recuperar e entregar um conjunto de informações às autoridades.