Servidores
Categorias

Apple começa a armazenar dados de usuários chineses em servidores na China

E cá estamos nós novamente falando a respeito da China. Ou melhor, de ações semelhantes a outras que o governo chinês vem tomando, como por exemplo excluir fornecedores de software estrangeiros e proibir a utilização de certas marcas de hardware em órgãos governamentais.

Desta vez, o “problema” é com a Apple. Dados de usuários chineses armazenados no iCloud agora começam a ser transferidos para servidores localizados dentro da China, em servidores pertencentes à China Telecom, a qual é uma empresa estatal.

Pelo que parece, o governo chinês quer mesmo assumir o controle, abolir a utilização de tecnologia de fora. Mais uma vez, porém, vale lembrar que isto também pode estar relacionado a questões ligadas à privacidade e à segurança, envolvendo a NSA e Snowden, claro.

ServidoresA Apple diz que com a mudança ela poderá promover melhorias na largura de banda e melhorar o desempenho para seus clientes na China, o que não deixa de ser verdade, afinal, servidores próximos resultam em menores latências, por exemplo. Mas ainda assim, o que mais chama a atenção, ou melhor, aquilo no qual mais se pensa, é no desejo de segurança e controle por parte do governo chinês.

Dentre os dados que começam a ser transferidos para os servidores da China Telecom encontram-se fotografias, documentos e vídeos. É claro que toda a informação se encontra criptografada, mas ela estando em território e em servidores chineses, teoricamente (ou assim pensam os governantes da China), ela estaria à salvo e longe das mãos de estranhos e estrangeiros.

Segundo o The Wall Street Journal, a China já exige que empresas de telecomunicações e bancos armazenem seus dados dentro do país, sendo assim, a Apple estaria apenas seguindo as regras já estabelecidas (a mudança teria começado supostamente no dia 08 de agosto).

E enquanto isso, vamos aguardar pela próxima notícia envolvendo a China.