Categorias

Apple compra aplicativo de mapas Embark

Aplicativo faz parte da estratégia da Apple para "enfrentar" o Google Maps
Aplicativo faz parte da estratégia da Apple para “enfrentar” o Google Maps

A Apple adquiriu outro aplicativo de mapas e trânsito. Dessa vez, o app comprado foi o Embark, uma startup que constrói aplicativos para diferentes cidades, buscando fornecer informações sobre rotas e paradas. A aquisição segue a compra do HopStop, outro app que oferece direções de trânsito para os usuários.

Os aplicativos abordam aspectos diferentes dos “problemas” de trânsito, uma vez que o HopStop exibe rotas a pé ou de bicicleta, além de mostrar rotas de trânsito e mapas. Por outro lado, a estratégia do Embark é espalhar o aplicativo, entregando um para cada mercado, o que inclui algumas das maiores cidades dos EUA, e outras grandes cidades do mundo.

O Embark foi um dos grandes beneficiados pela decisão da Apple de remover direções de trânsito do aplicativo de mapas nativo do iOS 6: o software teve mais de 100 mil downloads poucas semanas após o lançamento, o que representa um crescimento massivo e várias novas rotas planejadas.

No fim das contas, as aquisições do HopStop e do Embark são formas que a Apple tem para “engrossar o caldo” na disputa com o serviço de mapas do Google. E quem sai ganhando de verdade é o consumidor, que poderá contar com serviços mais precisos de mapas.