Categorias

Apple confirma ‘ataque segmentado’ a celebridades, mas nega violação do iCloud

A Apple acaba de comentar oficialmente sobre os ataques a contas do iCloud de celebridades, que acabou resultando na postagem de imagens privadas. Aqui está o comunicado da gigante na íntegra:

CUPERTINO, Califórnia. – (BUSINESS WIRE), Queríamos dar uma atualização sobre nossa investigação sobre o roubo de fotos de algumas celebridades. Quando soubemos do roubo, ficamos indignados e imediatamente mobilizamos engenheiros da Apple para descobrir a fonte. Privacidade e segurança dos nossos clientes são de extrema importância para nós. Após mais de 40 horas de investigação, descobrimos que certas contas de celebridades foram comprometidas por um ataque muito segmentado em nomes de usuário, senhas e perguntas de segurança, uma prática que tem se tornado muito comum na Internet. Nenhum dos casos que investigamos resultou de qualquer violação de algum dos sistemas da Apple, incluindo iCloud® ou Find my iPhone. Continuamos a trabalhar com a polícia para ajudar a identificar os criminosos envolvidos.

Para se proteger contra esse tipo de ataque, aconselhamos todos os usuários que usem sempre uma senha forte e permita a verificação em duas etapas. Ambos são abordados em nosso site https://support.apple.com/kb/ht4232.

icloud

Mais cedo, a empresa já havia comentado ao site Recode que estava verificando a situação. Além da empresa, o FBI também mostrou preocupação sobre a situação: “O FBI está ciente das alegações sobre invasões de computadores e a liberação ilegal de material envolvendo indivíduos de alto perfil, e está abordando o assunto… Qualquer comentário adicional seria inapropriado no momento”.