Categorias

Apple corrige falha que permitia espionagem em iOS 7

Uma falha de segurança no iOS 6, que teoricamente poderia permitir que um malware fosse carregado em iPhones e iPads através de um adaptador de energia será corrigido na próxima versão do sistema operacional móvel da Apple, confirmou a empresa.

O hack, chamado de Mactrans, foi demonstrado nessa quarta-feira (31) durante a conferência de segurança Black Hat, em Las Vegas. Os três pesquisadores que descobriram a ameaça anunciaram em junho que haviam desenvolvido um conceito que mostrava como um carregador de iPhone malicioso lhes permitia invadir o dispositivo móvel em menos de um minuto.

Donos de iPhone poderiam ser espionados via carregador malicioso
Donos de iPhone poderiam ser espionados via carregador malicioso

Um representante da Apple disse à Reuters hoje que a vulnerabilidade está sendo reparada no mais recente iOS beta 7, que já está nas mãos de desenvolvedores: “Gostaríamos de agradecer aos pesquisadores pelo seu valioso contributo”, disse Tom Neumays, porta-voz da Apple.

O carregador dos pesquisadores, que foi construído em uma semana por cerca de US$ 45, contém um pequeno computador baseado em Linux programado para atacar dispositivos iOS. O malware poderia dar acesso a senhas e informações financeiras, bem como teria controle sobre telefonemas e a localização do dispositivo.

Os pesquisadores afirmaram que a vulnerabilidade não afeta dispositivos Android porque o sistema avisa os usuários quando o dispositivo está conectado a um computador.