Categorias

Apple e Nokia encerram batalha judicial com aliança

Depois de anos de disputas nos tribunais e mal-estar nos bastidores, Apple e Nokia fizeram as pazes nessa terça-feira e terminaram o último conflito sobre patentes com uma nova aliança.

A partir de agora, as duas empresas se comprometeram a colaborar uma com a outra em futuros projetos, alegando que essa união será em benefício de seus usuários.

Os detalhes exatos do acordo comercial não foram divulgados, mas envolvem licença de uso para muitos anos das dezenas de patentes que estavam sendo contestadas na Justiça. De acordo com o pacto, a Nokia deverá oferecer infraestrutura de rede para produtos e serviços da Apple, enquanto esta voltará a vender produtos da Nokia focados para a saúde em suas lojas físicas e online. A aliança também prevê o desenvolvimento de iniciativas comuns no futuro.

Para Maria Varsellona, chefe da divisão jurídica da Nokia, “esse é um acordo significativo” que “altera nosso relacionamento com a Apple de adversários na corte para parceiros comerciais para o benefício de nossos consumidores”. Jeff Williams, COO da Apple, fez coro para a decisão: “nós estamos satisfeitos com a solução de nossa disputa e estamos ansiosos para expandir nossas relações de negócios com a Nokia”.

Rivais no mercado de smartphones, as duas gigantes se enfrentaram várias vezes nos tribunais. E já fizeram acordos também, o mais duradouro deles assinado em 2011 e rompido no final do ano passado. A Apple na ocasião alegou que a empresa finlandesa tentou contornar o acordo, entregando patentes para terceiros para obter mais compensação financeira e a acusou de fazer uso de práticas “anticompetitivas e abusivas”. Em contrapartida, a Nokia teria resolvido partir para a briga e processar a Apple diretamente.

Por enquanto, esse capítulo da rivalidade histórica se encerra de forma amigável. Resta saber quanto tempo durará essa trégua.