Categorias

Apple está limitando performance da CPU nos iPhones 6s e 7 para aumentar autonomia da bateria

Você já deve ter passado por situações semelhantes. Hardware que fica mais lento conforme chegam novas versões de determinados sistemas operacionais. Windows, iOS, Android: todos estes OSs “brindam” seus usuários com tais “presentes”, com bastante frequência, e os gastos para nos mantermos atualizados, geralmente, não são pequenos.

Que o digam os usuários de smartphones e tablets da Apple, caríssimos aqui no Brasil, principalmente. E a empresa da maçã finalmente admitiu (aqui, um comunicado relacionado da empresa) que realmente deixa iPhones mais antigos mais lentos, deliberadamente.

Isto acontece com os iPhones 6s e 7, rodando o iOS 10.2.1 (ou superior). Nestes casos, a performance do processador é reduzida, para preservar a bateria. Obviamente, existirão casos onde os usuários nem sequer notarão diferença, mas não podemos também duvidar de situações em que a limitação na performance das CPUs provocará problemas, dependendo dos aplicativos e/ou tarefas em execução.

Obviamente, tal limitação não é irrelevante, mas temos também de considerar a muitíssimo bem vinda maior autonomia das baterias. Não se sabe o que é pior, entretanto: um aparelho lento ou um aparelho que deve ser recarregado com maior frequência.