Um novo acordo assinado por quase todas as gigantes de tecnologia está prometendo que a partir de julho de 2015, será muito mais difícil roubar um smartphone.
De acordo com o site Re/Code, após essa data, as empresas se comprometerão que cada usuário será capaz de remotamente bloquear e limpar seus smartphones em caso de roubo, recursos atualmente oferecidos pelo programa do iOS 7, Find My iPhone, e o Gerenciador de Dispositivos do Android.
Apple, Google, HTC, Huawei, Motorola, Microsoft, Nokia e Samsung já assinaram o acordo, juntamente com cinco das principais operadoras de celulares norte-americanas.
Padronizar essas características virou um pedido comum de policiais dos EUA, que têm lidado com uma onda de furtos de smartphones nos últimos anos. O procurador-geral de Nova York, Eric Schneiderman, chegou até a se juntar com um promotor de São Francisco para pedir medidas anti-roubo mais sérias em junho do ano passado.
Mas segundo o site Re/Code, a tentativa de acordo já foi chamada de “inadequada” pelo senador da Califórnia, Mark Leno, que disse que um protocolo para “matar” o celular era mais necessário, caso as empresas estiverem realmente querendo acabar com o roubo de telefones.