Categorias

Apple I raro ultrapassa o valor de meio milhão de dólares em leilão

Se você tem mais de meio milhão de dólares na conta bancária e quer arrematar um pedaço da História da Apple, a hora é esta: encerra hoje o leilão de um raríssimo Apple I para a caridade.

Na opinião de especialistas, são grandes as possibilidades que esta unidade em específico tenha sido montada pessoalmente por Steve Jobs nos primórdios da Apple.

O Apple I está sendo leiloado em prol da The Leukemia & Lymphoma Society of Arizona, uma organização que ajuda no combate à leucemia nos Estados Unidos. O valor estimado desse item é de um milhão de dólares, mas o lance atual está em 510 mil dólares. Infelizmente, mesmo que você tenha mais do que isso na sua conta e esteja disposto a cobrir a oferta, o site está temporariamente inacessível, possivelmente devido ao excesso de visualizações (mas você ainda pode sonhar, usando o cache do Google).

É possível que a unidade tenha sido finalizada pelas mãos de Steve Jobs em sua casa, enquanto a Apple não tinha ainda uma infraestrutura própria. Na pior das hipóteses, o Apple I foi montado por Dan Kottke, um dos primeiros funcionários da empresa, de acordo com o especialista e historiador Corey Cohen. Embora a origem exata do computador não tenha sido determinada, ele foi considerado como autêntico por Cohen. A unidade está completa, com todos os componentes necessários para ser ligado e funcionar, mas a recomendação é que não seja, para ajudar a preservar a peça.

No princípio da Apple, cerca de 200 destes computadores foram produzidos artesanalmente, com a ajuda de Steve Jobs, a irmã de Jobs, Kottke ou Bill Fernandez. Destes, apenas 60 ainda existem no mundo. Aquele que está sendo leiloado parece ser uma das unidades experimentais desenvolvidas para testes e não chegou a ser comercializado, o que o torna ainda mais raro que todos os outros.