Categorias

Apple lançou o iOS 7, nova versão do sistema móvel da empresa

Apple disponibilizou hoje o iOS 7 para os usuários
Apple disponibilizou hoje o iOS 7 para os usuários

Essa é uma grande semana para a Apple. A empresa está lançando dois novos aparelhos no mercado, e além disso, está disponibilizando um novo sistema operacional móvel para os aparelhos compatíveis. O novo sistema trouxe grandes mudanças no visual, e pode acabar deixando os usuários do iOS 6 um pouco desorientados. Contudo, ainda que tenha diferenças no visual, o iOS 7 não é tão diferente do iOS com que estamos acostumados, e algumas mudanças definitivamente foram para melhor.

NOVO VISUAL

A Apple reformulou completamente o visual do iOS 7, a começar pela lock screen e pelos ícones de aplicativos. Além disso, os sons também foram modificados.

O novo visual tende sa ser controverso, uma vez que a empresa optou por cores mais brilhantes e um visual mais clean, com menos texturas, sombras e gradientes. Ainda existem efeitos como transparências, mas o visual está muito mais simples, em relação ao iOS 6.

Mesmo tendo recebido duras críticas após a WWDC, o novo visual acabou ficando bem agradável, fazendo com que isso tenha se tornado, na verdade, uma melhoria no sistema.

CONTROL CENTER

Um dos novos recursos do iOS 7, e é bastante útil. O Control Center fornece acesso rápido a botões para ativar ou desativar certas configurações, como Wi-Fi ou Bluetooth, assim como a alguns aplicativos como câmera e calculadora. Também tme uma lanterna, que pode ser prejudicial para alguns desenvolvedores menores, mas é uma mão na roda para os usuários.

O Control Center simplifica o uso de certos controles, e colocá-lo ao alcance dos usuários a um simples arrastar de dedos é também uma grande melhoria.

SIRI

Além do update no visual – da mesma forma que todos os apps do novo sistema – o aplicativo ganhou novas vozes, de forma a transformar o aplicativo em algo mais “humano”, e fontes adicionais de dados incluem Bing, Wikipedia e Twitter. Além disso, o aplicativo agora pode realizar ações como retornar ligações, executar mensagens de voz e realizar uma série de ações que o usuário deseja sem utilizar as mãos (por exemplo, enquanto estiver dirigindo).

Siri foi reformulado na nova versão do iOS
Siri foi reformulado na nova versão do iOS

SAFARI

O browser também sofreu uma grande reformulação para o iOS 7. Quando o usuário está em uma página, a barra de endereços e a barra de navegação somem, e oferecem uma navegação em fullscreen. Agora, a barra de endereços funciona como uma caixa de pesquisa.

Além disso, a Apple incluiu um modo de navegação privada no aplicativo, e há um botão que facilita a navegação entre abas.

CÂMERA

A câmera do iOS 7 traz quatro modos – vídeo, foto normal, foto quadrada (no estilo Instagram) e foto panorâmica. Além disso, a câmera traz filtros embutidos, que podem ser testados antes mesmo de tirar a foto.

O novo app de álbum de fotos do iOS utiliza dados de hora e local para criar álbuns automaticamente, de forma que todas as fotos de um evento sejam automaticamente reunidas em um grupo.

CENTRAL DE NOTIFICAÇÕES

A nova Central de Notificações traz uma grande mudança em relação a sua versão anterior. Há um novo painel entitulado “Hoje”, que mostra eventos e aniversários, assim como informações como previsão do tempo, alarmes e eventos na agenda.

É possível ver a lista com todas as notificações, ou simplesmente aquelas que o usuário “perdeu”. Esse recurso pode ser desativado, e limitar o acesso à lock screeen.

Central de Notificações traz novos recursos no iOS 7
Central de Notificações traz novos recursos no iOS 7

OUTROS RECURSOS

iTunes Radio – O novo recurso do iTunes é um serviço ilimitado de streaming, disponível gratuitamente. Inicialmente, o serviço estará disponível apenas nos EUA, e usuários do iOS 7 de outros países precisarão esperar um pouco pelo recurso.

App Store – uma das novidades da loja de aplicativos é o recurso “Populares próximos de mim”, que nada mais é do que uma forma de “descobrir” aplicativos de forma mais fácil na biblioteca da loja, e conforme o recurso é utilizado, se torna mais inteligente nas recomendações, exibindo conteúdos mais relevantes.

Proteção contra perda ou roubo – o recurso Find My iPhone agora inclui novidades, como a impossibilidade de ser desabilitado sem uma senha ou ID da Apple. O dispositivo pode mostrar uma mensagem no aparelho perdido, e o usuário não precisa escolher entre recuperar o aparelho ou proteger os dados.

O novo sistema operacional móvel da Apple está disponível para usuários que possuam o iPhone 4, iPad 2, iPad mini e iPod Touch (de 5ª geração) ou modelos superiores.