Categorias

Apple promete correção para bug Bash e afirma que “grande maioria” dos usuários de Mac não são afetados

A Apple respondeu ao crescente temor sobre o bug Bash, também conhecido como Shellshock. A empresa reconhece que o OS X é vulnerável ao erro, que também afeta outros sistemas operacionais baseados em Linux e Unix, mas afirma que qualquer pessoa que use as configurações padrões do Mac devem estar seguros.

“A grande maioria dos usuários de OS X estão seguros contra a recente vulnerabilidade Bash”, disse um porta-voz da Apple em comunicado ao site iMore.

“Bash, um shell de comandos Unix e a linguagem incluída no OS X, tem uma fraqueza que poderia permitir que usuários não autorizados obtenham remotamente o controle de sistemas vulneráveis”, explicou a empresa​​. Com o OS X, os sistemas são “seguros por padrão e não expostos a ataques remotos”, a menos que os usuários usem configurações avançadas de serviços Unix.

os-x-yosemite-mac-730x456

“Estamos trabalhando para fornecer rapidamente uma atualização de software para os nossos usuários avançados de Unix”, garantiu o porta-voz.

Embora a gigante esteja desenvolvendo um patch, ainda há questões sobre o quão eficaz o bug Bash pode ser, com alguns pesquisadores sugerindo que só é possível fornecer uma correção de curto prazo até que seja encontrada uma solução mais permanente.