Categorias

As inscrições estão abertas para a Olimpíada Brasileira de Robótica

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2017 está com inscrições abertas até 20 de Maio para estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Técnico de todo o país.

O evento gratuito tem mais de dez anos de tradição e visa fomentar a pesquisa e o desenvolvimento na área da robótica, com projetos dos próprios alunos das redes pública e privada.

A OBR é dividida em duas modalidades distintas e independentes: Teórica e Prática. A primeira é realizada através de uma prova escrita e abrange os conceitos principais da robótica. A segunda modalidade envolve a criação de projetos práticos que envolvam robôs que deverão realizar tarefas especificadas pela comissão organizadora. Na edição desse ano, os competidores deverão criar robôs autônomos capazes de navegar em terreno acidentado para uma simulação de desastre natural e resgate e localização de vítimas.

De acordo com seus organizadores, “a robótica tende a se tornar uma das dez maiores áreas de pesquisa na próxima década. Apesar de ser uma área em franca expansão no mundo, o Brasil tem se situado de forma marginal nessa área, arriscando-se a perder um imenso potencial para a geração de empregos, técnicas, tecnologias e produtos devido, principalmente, à falta de incentivo para a formação de recursos humanos na área”. A OBR vem lutado há mais de uma década para reverter esse cenário, sem fins lucrativos.