Categorias

Assistente de voz do Windows Phone 8.1 poderá se chamar Cortana

Assistente de voz do Windows Phone 8.1 poderá se chamar Cortana
Assistente de voz do Windows Phone 8.1 poderá se chamar Cortana

O Windows Phone deve ganhar um assistente pessoal, na atualização para a versão 8.1. Segundo o site ZDNet, o serviço funcionará de forma bastante parecida com o Siri, e se chamará Cortana.

O recurso serviria para rivalizar não apenas com o Siri, mas também com o Google Now, e já é especulado desde junho, quando vazaram alguns screenshots de um Lumia 920 rodando uma versão beta do Windows Phone 8.1.

Os detalhes sobre o funcionamento do aplicativo ainda são vagos, mas Steve Ballmer já deixou algumas pistas em um artigo publicado em julho.

– Nossa UI será profundamente personalizada, baseada na inteligência de nossa nuvem, avançada, quase mágica, que aprende mais e mais com o decorrer do tempo sobre as pessoas no mundo. Ela suportará nossos serviços essenciais, e será ótima em responder rapidamente o que as pessoas perguntarem, e até mesmo antecipar o que elas precisam antes de pedirem – afirmou o executivo.

De acordo com o conceito descrito por Ballmer, o serviço não é muito diferente do que é o Google Now hoje, que pode identificar comandos de voz com a ajuda de um chip dedicado.

A expectativa em relação ao Cortana é alta. Segundo o diretor do Bing, Stephan Weitz, a Microsoft não vai lançar um serviço de assistente de voz enquanto o recurso não for mais “revolucionário” do que “evolucionário”.

Cortana

O nome do assistente de voz do Windows Phone, na verdade, é o nome da inteligência artificial que fornece informações táticas e sobre a história dos acontecimentos ao personagem Master Chief, do game Halo. Nos games, Cortana é dublada pela atriz Jen Taylor. A Microsoft ainda não informou se o assistente terá a voz da atriz, como a personagem do game.