Categorias

Ataque maciço DDoS gera instabilidade em diversos sites

Não foi desta vez que a internet inteira foi derrubada, mas foi quase: diversos sites e serviços operam com instabilidade ou estão inacessíveis esta manhã para milhões de usuários.

O problema foi provocado por um ataque DDoS em larga escala que prejudicou o funcionamento do Twitter, Skype, Reddit, Spotify e outros.

Um grupo de atacantes não-identificado perpetrou um ataque de grandes proporções contra o Dyn, um dos maiores  servidores de DNS dos Estados Unidos, impactando negativamente diferentes sites, dependendo da operadora de internet utilizada pelo usuário. Uma vez que o DNS serve como um catálogo de endereço conectando navegadores com o número de IP dos servidores, muitos navegadores e APIs ficaram desorientados nesse começo de sexta-feira.

Para outros usuários, as operações seguem normais, dependendo da rota traçada entre o provedor de acesso e o domínio desejado ou graças ao benefício de cache de DNS. Mas muitos relatam dificuldade ou total incapacidade de acesso de sites importantes e populares. Para contornar o problema, é recomendável configurar um servidor DNS independente ao invés de utilizar aquele oferecido automaticamente pelo provedor.

Até o momento, o incidente está sendo investigado pelos administradores do Dyn e as consequências do ataque ainda podem ser sentidas.