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Ativista abre temporada de caça ao spammer

Consultor recebeu indenização de US$ 1,4 mil por receber um único spam. Agora, ele dá as dicas para outros internautas incomodados.

Um consultor de internet que conseguiu na Justiça uma indenização depois de receber uma única mensagem indesejada por e-mail lançou uma campanha para ajudar as pessoas a combater o spam. Gordon Dick, 30, criou um site com o lema “façam os spammers pagar”, que ajuda as pessoas a tomar providências jurídicas contra os responsáveis por envio de mensagens eletrônicas não-solicitadas.

Ele terá uma batalha difícil pela frente, porque o spam responde por até 80% dos bilhões de e-mails enviados a cada dia, de acordo com a Postini, uma empresa norte-americana de segurança da web.

Dick — que obteve indenização de US$ 1,4 mil, mais os custos do processo no mês passado — espera que outras pessoas do mundo sigam seu exemplo. No entanto, a empresa que enviou o e-mail nega praticar spam e diz que a campanha de Dick prejudicará as companhias, ao impedir que elas utilizem e-mail como ferramenta de marketing.

“Foi uma decisão importante a tomar. Eu nunca tinha ido a um tribunal, nunca havia enfrentado um processo judicial e o fiz sem contratar advogado”, disse Dick. “Quanto mais as pessoas conhecerem o sistema legal, mais provável que o usem, e é por isso que publiquei informações sobre como fazê-lo na prática.”

O caso dele reanimou o debate sobre as maneiras pelas quais as empresas podem empregar marketing via e-mail sem violar as leis de combate ao spam. A organização de marketing Direct Marketing Association estima que um quarto de suas mensagens legítimas de e-mail comercial não cheguem aos destinatários.

Sob as leis européias, as empresas só podem enviar mensagens de marketing a consumidores sem que estes as autorizarem previamente. A regra é flexível, no entanto, caso tenha obtido o endereço de e-mail de alguém como parte de uma transação de vendas, e desde que o destinatário tenha uma chance de se manifestar contra a prática.

A Transcom, empresa britânica que enviou a mensagem a Dick, disse que o e-mail não era spam, mas uma mensagem de marketing anual aos seus clientes, e que o nome de Dick foi incluído em seus registros por acidente, porque constava na lista de destinatários de uma mensagem recebida.

Com informações de G1.