Windows 10
Categorias

Atualização de aniversário do Windows 10 vai exigir o dobro de memória

Quem está rodando o Windows 10 em uma máquina com pouca memória vai ter uma surpresa desagradável com o aguardado lançamento da atualização de aniversário do sistema.

Pela primeira vez em anos, um sistema operacional 32-bits da Microsoft passará a exigir mais de 1GB de RAM como requisito mínimo para suas operações e aumentará a recomendação para um mínimo de 2GB de RAM.

A mudança afetará somente a versão 32-bits do Windows 10. Os usuários que possuem ou desejam instalar a versão de 64-bits do sistema continuarão precisando dos mesmos 2GB de RAM que precisavam antes. Os demais requisitos mínimos permanecem inalterados para ambas as versões:

  • Processador com 1GHz;
  • 16GB de espaço livre no disco rígido para a versão de 32-bits | 20GB de espaço livre no disco rígido para a versão de 32-bits;
  • Processamento de vídeo com suporte a DirectX 9.

A elevação do requisito mínimo de memória apareceu na documentação oficial divulgada pela Microsoft, mas não foi oferecida uma explicação para a mudança. A chamada Atualização de Aniversário do Windows 10, que deve ser lançada no final de Julho, trará uma série de novas funcionalidades ao sistema que possivelmente poderiam comprometer a performance geral da experiência do usuário em configurações mais modestas.

Entre os novos recursos já revelados estão uma versão mais integrada de Cortana, autenticação através do Windows Hello, além de polêmicos reajustes no menu Iniciar.