Categorias

Autoridades fiscais da Indonésia acusam Google de sonegação de impostos

As autoridades fiscais do governo da Indonésia estão investigando o Google sob a acusação de sonegação de impostos no país.

Segundo cálculos realizados pelo fisco indonésio, a empresa norte-americana pagou menos de 0.1% do imposto sobre a renda movimentada na região e a dívida pode chegar a 418 milhões de dólares.

Para fugir de taxas elevadas, o Google teria transferido seu faturamento para seu quartel-general em Singapura, para aproveitar impostos reduzidos. A prática é similar àquela adotada por inúmeras empresas de tecnologia na Europa, que canalizam suas operações através de suas sedes na Irlanda, que cobra um valor inferior de operação que seus vizinhos. Entretanto, essa mesma estratégia já rendeu problemas para o Google na França e na Espanha, além de uma multa bilionária para a Apple.

Os investigadores do governo da Indonésia estiveram nos escritórios do Google na segunda-feira e há suspeitas de que a empresa possa estar devendo impostos relacionados a mais de cinco anos de atividades. Somente o montante devido ao ano passado, incluindo multas de atraso, já chega em US$418 milhões.

Segundo Muhammad Haniv, diretor da divisão especial do Fisco indonésio, “o argumento do Google é que eles usam planejamento de taxas. Planejamento de taxas é legal, mas planejamento de taxas agressivo – a um ponto em que o país onde o faturamento é feito não recebe nada – não é legal”. Em um comunicado oficial, o Google Indonésia declarou apenas que está colaborando com as autoridades para esclarecer a questão.